Sobre as dificuldades da meditação
Picture of Vernon Maraschin

Vernon Maraschin

Sobre as dificuldades da meditação

O principal desafio que se apresenta ao se iniciar na prática da meditação não é o desconforto. Não são as costas que se cansam nem os joelhos que doem ou os pés que formigam.

Nem mesmo se trata da tendência inexorável do pensamento em se distrair e dispersar. Não é o fato de a mente humana se assemelhar a um macaco inquieto, bêbado e envenenado (como afirmaria Ramakrishna). 

Também não se trata da pluralidade de técnicas, aplicativos, linhagens, escolas ou professores. Não é o fato de existirem as mais diferentes maneiras de se treinar, apesar de certas orientações parecerem diametralmente opostas entre si.

Tudo isso é facilmente resolvido com disciplina.

O corpo se ajusta, a mente se reeduca e as técnicas naturalmente são selecionadas. O que funciona fica, o que não funciona é abandonado.

O principal desafio da meditação é a manutenção da rotina.

Conservando uma prática disciplinada, constante e por um longo período todos os desafios da meditação desaparecem. Até mesmo a própria condição humana.

Vernon Maraschin é consultor e palestrante do DeRose Method Vila Madalena, especialista em qualidade de vida, alta performance, gestão do tempo e autoconhecimento.

Compartilhe

Solicite uma visita