A meditação é uma prática milenar que vem sendo cada vez mais utilizada no ocidente para promover o bem-estar físico e mental. Nos últimos anos um número cada vez maior de estudos científicos começou a comprovar os muitos benefícios dessa prática e o impacto positivo dela sobre o cérebro.
Uma das descobertas mais interessantes dessas pesquisa é a capacidade que a prática da meditação possui de mudar a estrutura do cérebro. Estudos mostraram que a meditação regular pode aumentar a espessura do córtex pré-frontal, uma região do cérebro associada à atenta, tomada de decisões e autocontrole. Além disso, descobriu-se que a meditação aumenta a massa cinzenta do hipocampo, outra área do cérebro, esta associada ao aprendizado e à memória.
Alguns novos estudos comprovaram também os efeitos positivos da meditação sobre a saúde mental. Descobriu-se que ela pode ser uma excelente aliada no combate de sintomas de depressão e ansiedade, além de melhorar o bem-estar emocional geral. Mas o mais curioso foi a descoberta de que praticantes de meditação aumentam a capacidade para empatia e para a compaixão. A meditação amplia a nossa humanidade!
Mas na área da saúde física a meditação também se comprovou como sendo capaz de trazer diversos benefícios. Estudos descobriram que a meditação diminui a pressão arterial, reduz inflamações e fortalece o funcionamento do sistema imunológico, reduzindo dores crônicas e melhorando a qualidade do sono.
Seja pela sua eficácia comprovada para a saúde física, emocional ou mental, seja pelo aumento da produtividade ou pela melhoria da qualidade nos relacionamentos, o exercício regular da meditação traz tantos benefícios que é fácil de se entender o porquê dessa prática ter se tornado tão difundida. Ela ultrapassou barreiras geográficas, temporais e culturais, desde o seu surgimento na mais remota antiguidade no oriente para conquistar adeptos no ocidente na atualidade.
#yoga #meditação #bem-estar #produtividade