O que é yôga?
Picture of Namavitta Vila Madalena

Namavitta Vila Madalena

O que é yôga?

Yôga é filosofia!

Existem algumas perguntas que costumam incomodar aos seres humanos desde que nosso cérebro se tornou sofisticado o bastante para questioná-las. Quem sou? De onde vim? Para onde vou? Algumas pessoas nascem com uma grande necessidade de encontrar essas respostas e se sentem compelidas a investigá-las com maior empenho. Essas pessoas são chamadas de filósofos, os amantes do conhecimento. 

O Yôga é perfeito para essas pessoas.

Yôga é prática!

Diferentemente da visão estereotipada de um filósofo imerso em contemplação sem fazer nada, a filosofia do Yôga é essencialmente prática! As respostas para as nossas questões filosóficas emergem da ação de se executar os respiratórios, as posições e a meditação. Não existe teoria no Yôga! É do treinamento das técnicas que as nossas perguntas filosóficas são respondidas. A sabedoria do Yôga emerge da nossa fisiologia, de dentro do corpo para o nosso psiquismo. 

O Yôga se realiza exclusivamente dentro da sala de práticas.

Yôga é autoconhecimento!

O Yôga representa um caminho fascinante para identificarmos nossos pontos fortes e fracos. Nos permite um entendimento sem igual da nossa história passada e uma enorme clareza do nosso propósito futuro. Além disso, o autoconhecimento que a prática do Yôga oferece está acima da mente. Trata-se de um estado indescritível de iluminação da consciência chamado de samádhi, a hiperconsciência. O samádhi representa os estágios mais avançados da jornada do Yôga.

Então, se alguém algum dia te parar na rua e perguntar o que é Yôga, agora você já sabe o que responder: Yôga é uma filosofia prática que nos conduz ao autoconhecimento.

Vernon Maraschin é praticante de Yôga e meditação desde 1999. Diretor responsável pela escola DeRose Method Vila Madalena.

Compartilhe

Solicite uma visita