Kundaliní é uma energia física, de natureza neurológica e de manifestação sexual. Trata-se de um conceito das tradições indianas que se refere a uma poderosa energia que fica adormecida na base da coluna e que a prática do Yôga visa despertar. A kundaliní é uma fonte de energia vital (prána) que uma vez ativada, flui do plexo sacral através da sushumná nadí, a contraparte energética da medula espinhal. A atividade da kundaliní é responsável em grande parte pelo nosso bem-estar físico, emocional e mental.
O termo kundaliní provém da raiz sânscrita “kundala”, que significa enrolada. Em muitos casos também é definida como “poder serpentino”. No Yôga, trabalhamos para despertar essa energia, fazê-la ascender pelo sistema de chakras (centros de energia) e com isso, conduzir o praticante a uma experiência profundamente transformadora de expansão da consciência.
Apesar da promessa de nos conduzir a uma vivência transcendente e única, o despertamento da kundaliní não é isento de riscos. A estabilidade psicológica é o melhor indicativo de que tudo está correndo bem. Instabilidades emocionais e mentais são o alerta de que algo está errado nesse processo. Portanto, para colher somente os melhores resultados, é essencial que se procure pela orientação de um professor experiente que possa fornecer suporte e orientação durante todo o processo.
#DeRoseMethod #DeRoseVilaMadalena #SwaSthyaYoga #kundalini #meditacao #yoga