Um fato interessante de se observar é a enorme diferença que sentimos na qualidade das relações humanas quando entramos em uma das Escolas do DeRose Method. Eu me lembro de sentir isso desde o início: um ar de carinho e acolhimento que nunca encontrei em outros ambientes.
Digo isso porque nesses últimos dias eu estive pesquisando sobre o tema empatia. Vou conduzir um bate-papo sobre esse assunto e queria me atualizar. Depois de fazer uma dezena de leituras, concluí que a prática da meditação e das demais técnicas do nosso acervo estimula muito o desenvolvimento da inteligência emocional e de características empáticas.
A frase que define o DeRose Method como uma urdidura de conceitos e técnicas passou a fazer mais sentido para mim. A execução das técnicas pré-dispõe a um determinado estado emocional. A reeducação comportamental retroalimenta a disciplina nos exercícios. Teoria e prática se combinam e se apóiam mutualmente. A meditação nos torna mais empáticos. O exercício da empatia acelera os resultados da prática da meditação.
É por isso que fica tão fácil para nós conversar sobre assuntos assim! Temos o privilégio de um contato profundo e verdadeiro com nossos colegas de trabalho e alunos. Conseguimos extrair um profundo aprendizado das vivências empíricas adquiridas desse tipo de convívio. É realmente um privilégio do qual somos sempre muito gratos!
Vernon Maraschin é palestrante e consultor de qualidade de vida, alta performance, gestão do tempo e autoconhecimento.